Home » O que causa a inflação? – NPG online

O que causa a inflação? – NPG online

O que causa a inflação?  – NPG online

O aumento do custo de vida é preocupante, para dizer o mínimo, causado por muitos fatores. A inflação é um dos fatores mais diretos, e é por isso que achamos pertinente explorar exatamente o que causa a inflação e por que ela está fazendo com que a atual crise #BitsOnCostOfLiving seja tão difícil para muitas famílias.

As principais causas da inflação são o excesso de demanda agregada (AD) (crescimento econômico muito rápido) ou fatores de custo (fatores de oferta). Uma das principais causas da inflação é o aumento da oferta de moeda. A inflação de custos pode ocorrer mesmo se a oferta de moeda em circulação exceder a demanda por ela. Por outro lado, a inflação impulsionada pela demanda eleva os preços quando os consumidores demonstram um interesse sustentado em um serviço ou produto.

Demanda-Puxada

A demanda puxada ocorre quando um aumento na demanda por bens e serviços faz com que os produtores aumentem os preços para maximizar os lucros. A inflação de custos, ou o efeito de aumento de custos, ocorre quando o custo de produção de bens e serviços aumenta, o que também faz com que os preços desses bens e serviços subam. A inflação de custos ocorre quando os preços sobem devido ao aumento dos custos de produção, como matérias-primas e salários. Como regra, a inflação ocorre como resultado do aumento do custo de produção ou do aumento da demanda por bens e serviços.

A variação da inflação é causada por uma série de fatores, como o aumento dos custos de produção ou os surtos de demanda. A inflação é causada por um aumento gradual dos preços dos bens e serviços em toda a economia. A inflação nada mais é do que um aumento geral dos preços em toda a economia. A inflação é um aumento geral dos preços e uma diminuição do poder de compra da moeda.

Demanda excessiva

A inflação é geralmente o resultado do excesso de demanda que persegue uma oferta limitada de bens ou serviços, fazendo com que os preços subam. A inflação geralmente significa preços mais altos de bens e serviços devido à alta demanda, escassez ou problemas na cadeia de suprimentos e logística. Quando os preços das commodities sobem (devido à inflação impulsionada pelos custos ou à demanda), isso é uma indicação de que a inflação geral na economia pode estar ocorrendo. Embora os desequilíbrios de curto prazo entre oferta e demanda geralmente não sejam um problema, a demanda persistente pode repercutir na economia e aumentar o custo de outros bens; o resultado é a inflação impulsionada pela demanda.

Se a oferta de dinheiro aumentar mais rapidamente do que a taxa de produção, isso pode levar à inflação, especialmente à inflação impulsionada pela demanda, porque muitos dólares perseguirão poucos bens. A oferta monetária é importante porque se a oferta monetária crescer mais rápido do que a capacidade da economia de produzir bens e serviços, ocorre a inflação. Se a demanda por bens aumentar, por exemplo, devido ao baixo desemprego, o custo dos bens provavelmente aumentará também, pelo menos antes que a produção possa se recuperar. Assim, se os trabalhadores se organizam por salários justos ou decentes e o custo do trabalho aumenta, bens e serviços podem começar a custar mais do que o preço artificialmente baixo, levando à inflação.

A inflação embutida ou o efeito embutido é quando o custo de vida aumenta, levando ao que é nada menos que a crise do custo de vida que estamos enfrentando, o que também faz com que os salários subam.

Expectativas de inflação

Altas expectativas inflacionárias fazem com que os trabalhadores exijam salários mais altos e as empresas aumentem os preços. A inflação é, em última análise, o resultado de um excesso de demanda agregada sobre a oferta agregada.

Fonte: NPG Online

Leave a Reply

Your email address will not be published.